e-mail WhatsApp

CUSTO DE RECUPERAÇÃO ELEVADO ou DANOS IRREPARÁVEIS

 

Quando devo substituir meu cabeçote por um cabeçote novo?

 

Cabeçotes novos são indicados em casos onde o custo da recuperação é elevado ou quando a extensão dos danos são grandes ou atingem pontos do cabeçote de difícil acesso.

 

Com a evolução dos processo de fundição e usinagem ocorreu a diminuição do custo de produção de alguns modelos de cabeçote. Quando os cabeçotes de L200 e H100 entre outros estão com altura mínima, é indicada a troca por cabeçotes novos já que o custo de recuperação fica quase o mesmo da substituição. No caso de cabeçotes de ferro fundido, por não existir um processo para recuperação de altura, também é indicada a substituição por cabeçotes novos.

 

Quando há danos de grande monta aos cabeçotes causados por quebra de válvulas, corpos estranhos aspirados para a câmera de combustão, quebra de bielas/pistão, etc, os cabeçotes devem ser cuidadosamente avaliados visual/dimensionalmente e através de testes de estanqueidade para definir se é indicada a substituição por cabeçotes novos ou se é possível a recuperação. Quando há a comunicação entre os canais de água e óleo, muitas vezes é indicada a troca por cabeçotes novos.

 

Quando ocorrem trincas de grande extensão ou em locais onde não é possível soldar, os cabeçotes novos são indicados. A recuperação destes danos são onerosas e os danos podem voltar a acontecer em um prazo pequeno de funcionamento. Deve ser feita uma avaliação rigorosa antes da recuperação.

 

Caso necessite de cabeçotes novos, consulte-nos. Possuímos em estoque alguns modelos de cabeçotes novos.